Presente às mesas das festas natalinas, suas propriedades anti-inflamatórias equilibram a pressão sanguínea, previnem doenças do coração, o acidente vascular cerebral (AVC) e alguns tipos de câncer. Veja mais benefícios
Texto: Marcela Carlini/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel
Uma boa dica é salpicar as nozes em saladas, o que garante a indicação de
cinco unidades por diaFoto: Shutterstock |
Possui variedade de nutrientes essenciais
As nozes são ricas em vitaminas A, C, E, potássio e também magnésio. Vale lembrar que este último nutriente confere relaxamento muscular e a vitamina E é considerada fundamental para a formação de glóbulos vermelhos e do tecido muscular. O alimento é considerado pelos nutricionistas o vegetal com maior quantidade de antioxidantes. Segundo um estudo da Universidade Rovira i Virgili (Catalunha), as nozes possuem cerca de 20 unidades de antioxidantes por cada 100 g, vinte vezes mais do que a quantidade presente na laranja (1,14 g), no espinafre (0,98 g), na cenoura (0,04 g) ou no tomate (0,31 g).
Cuidados na hora de consumir
Pessoas acometidas por constipação podem ingeri-las com moderação. Isso porque as nozes podemauxiliar no funcionamento do intestino. A razão para isso é a grande concentração de fibras. Entretanto, os especialistas fazem uma advertência: quando consumida em grande quantidade, deixa de cumprir seu papel de alimento regulador do intestino e passa a desequilibrá-lo. A causa é o alto teor de gordura. O ideal é ingerir cinco unidades ao dia. Quando consumidas antes das principais refeições provocam uma sensação de saciedade rapidamente e que perdura no tempo.
Ajuda a combater o colesterol ruim
As nozes são ricas em ômegas 3 e 6, ácido graxos poli-insaturados conhecidos como protetores cardiovasculares. Essas substâncias atuam como os minerais antioxidantes, que ajudam a regularizar o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL).
São consideradas altamente calóricas
Não devem ser consumidas em grande quantidade, pois são calóricas e podem gerar aumento de peso. Cada unidade tem cerca de 5 g e possui 32 kcal. Basta fazer a conta e imaginar que 100 g contêm aproximadamente 640 kcal.
Alimento chave para as festas de fim de ano
Os nutrientes das nozes não são perdidos durante a preparação das receitas. Fique atento à quantidade exigida para a elaboração do prato. Uma boa dica é salpicá-las em saladas, o que garante a indicação de cinco unidades por dia.
Fonte:
0 comentários :
Postar um comentário