Grávida pode tomar adoçante?

A equipe do BabyCenter

Formada por jornalistas especializados em saúde


Os adoçantes artificiais estão entre os ingredientes mais pesquisados presentes nos alimentos de hoje em dia. Embora tenha havido muita polêmica sobre o uso de alguns deles, no geral os estudos indicam que eles são seguros para o consumo durante a gestação em doses moderadas. O Ministério da Saúde recomenda, contudo, que grávidas não usem a sacarina. 


Um dos primeiros tipos de adoçante artificial, a sacarina é bem menos usada atualmente. Ainda que não tenha sido provado que causa anomalias em fetos, estudos com animais mostraram que ela pode elevar o risco de câncer de bexiga. Quando uma futura mãe ingere a substância, ela a passa pela placenta para a corrente sanguínea do bebê. A pesquisa com macacos apontou que ela acaba sendo eliminada do corpo do bebê mais vagarosamente do que do corpo da mãe, daí a preocupação de que o feto possa, potencialmente, correr mais risco. 



Mas não se atormente se tiver usado sacarina antes de saber que estava grávida, já que os possíveis riscos relacionados a um pequeno consumo nas primeiras semanas de gestação são extremamente baixos. 



Um outro tipo de adoçante artificial é o aspartame, encontrado em muitas refeições prontas de baixa caloria, guloseimas e bebidas. Seu consumo é considerado seguro para as gestantes, porém deve ser evitado por pessoas que sofram de fenilcetonúria (PKU), uma doença hereditária, ou que tenham alta concentração de fenilalanina no sangue. Isso porque o corpo delas não consegue decompor a fenilalanina, um aminoácido contido no aspartame e cujo acúmulo pode causar retardo mental no bebê. Para se tranquilizar, fique de olho nos rótulos dos produtos. 



Outros adoçantes comuns são:

  • sorbitol
  • ciclamato
  • sucralose
  • estévia
  • xilitol (usados em chicletes para prevenir cáries)


Embora seguros na gestação, alguns destes têm efeitos colaterais. O sorbitol, por exemplo, é utilizado em produtos diet e em chicletes, e, por ser lentamente absorvido pelo organismo, pode dar sensação de estômago inchado e gases. Como gases já são um incômodo normal da gravidez, não vale a pena piorá-los.



Mas o principal problema em relação aos adoçantes na gravidez é que as mulheres que os usam podem acabar não consumindo alimentos e bebidas mais nutritivos. Uma gestante que tome muito refrigerante diet à base de cola pode não estar bebendo quantidades suficientes de água, leite ou sucos. 

Fonte: http://brasil.babycenter.com/x2400166/gr%C3%A1vida-pode-tomar-ado%C3%A7ante
Share on Google Plus

About Franklin

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário