O iogurte natural caseiro possui mais probióticos do que as versões industrializadas. Conheça as vantagens e desvantagens do iogurte caseiro
Texto: Marcala Carlini / Foto: Shutterstock / Adaptação: Ana Paula Ferreira
Pessoas que apresentam intolerância à proteína ou açúcar do leite (caseína e
lactose) não devem consumir iogurtes. Foto: Shutterstock
|
Para o preparo do iogurte caseiro é preciso “azedar” o leite e isso faz com que os probióticos —bactérias benéficas conhecidas como lactobacilos vivos — se proliferem no alimento. “São elas que colonizam a flora intestinal, auxiliam na regularização do intestino e melhoram a defesa do organismo”, explica a nutricionista Fernanda Oliveira Giácomo. Todos os iogurtes têm essa função, até mesmo os caseiros, que são ainda melhores, pois não possuem aditivos químicos, conservantes e açúcar. A nutricionista Cristiane Mara Cedra compartilha da mesma opinião e afirma que o iogurte natural caseiro possui mais probióticos do que as versões industrializadas. Só fique atento à validade: a indicação é consumi-los em até três dias, já que são isentos de conservantes.
Vantagens
- É saboroso, auxilia na função intestinal e é prático para ser consumido nos lanches entre as refeições.
- Vale lembrar que a recomendação de ingestão de leites e derivados é de 3 porções/dia (1 porção = 1 copo de leite ou 2 fatias de queijo ou 200 g de iogurte).
Desvantagens
- Por ser saboroso, é comum as pessoas ultrapassarem a cota de leites e derivados recomendada ao dia, o que desequilibra a dieta.
- Pessoas que apresentam intolerância à proteína ou açúcar do leite (caseína e lactose) não devem consumir iogurtes.
Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/guia/vantagens-e-desvantagens-do-iogurte-caseiro/1227/
0 comentários :
Postar um comentário