3 FORMAS DE TRATAR AS AFTAS

As dores causadas por elas podem ser aliviadas enquanto não vão embora por completo. Confira 3 formas de tratar as aftas


Texto: Romulo Osthues / Foto: Shutterstock / Adaptação: Ana Paula Ferreira
Para combater as aftas, não deixe de consumir alimentos ricos em vitamina C, ainda que
ácidos. Sucos de limão e laranja são indicados. Foto: Shutterstock
Enquanto não vão embora naturalmente, as dores resultantes das aftas podem ser aliviadas. Fique de olho nas recomendações dos especialistas e nas 3 formas de tratar as aftas:
“É possível tratar a afta com fitoterápicos de uso tópico com excelentes resultados, devido a algumas plantas possuírem ação antisséptica, cicatrizante e/ou anti—inflamatórias ”, afirma Sérgio Panizza, presidente do Conselho Brasileiro de Fitoterapia (Conbrafito-SP). Os taninos, presentes em algumas plantas, são substâncias de ação adstringente e antisséptica, sendo os princípios ativos responsáveis pelo tratamento das aftas. A principal planta é a guaçatonga (Casearia sylvestris), utilizada em infusão — 1 a 2 col. (sobremesa) em 150 ml de água —, aplicando-se diretamente na afta. “No mercado, já existe pasta dental com guaçatonga”, sugere. Além disso, após a escovação, pode ser aplicada a tintura vegetal de guaçatonga — sem diluição — com um cotonete diretamente sobre a afta. Se optar por barbatimão (Stryphnodendrom adstrigens), faça a decocção de 1 a 2 colheres (sobremesa) do produto em 1 litro de água, aplicando no local afetado duas a três vezes por dia.
Aftas são processos inflamatórios de origem pouco conhecida e definida, afetando os pacientes de distintas maneiras: da predisposição genética ao elevado nível de estresse. “É por isso que não existe um medicamento ideal ou específico para tratá-las”, declara Alan Silva, da Universidade de Campinas (Unicamp). Embora em 14 dias o quadro de aftas já tenha se extinguido (é autorresolutivo), deve-seconsultar um especialista para se certificar de que as inflamações não são doenças mais graves disfarçadas. Se forem aftas e houver dor, receitam-se anti-inflamatórios (pomadas) ou associações comanestésicos. Em quadros severos, indica-se tratamento por via oral. Usar bicarbonato de sódio sobre as aftas é contraindicado. “Isso as substitui por queimaduras, que podem resultar em inflamações secundárias”, alerta. Não as trate por conta própria.
Alergia alimentaralimentos perfurantes, consumo daqueles muito ácidos e a carência nutricional podem causar aftas. “Podem ser citadas, entre as carências nutricionais, as deficiências de vitaminas B12, B9 e ferro”, explica Mara Silvia Marconatto, nutricionista e professora da Universidade de Marília (Unimar). “Muitos pacientes anêmicos também apresentam grande número de aftas bucais, pois, com a mucosa fragilizada, os microtraumatismos são mais frequentes”, diz. No cardápio diário, inclua fontes de vitaminas B12 e B9, assim como ferro: levedo de cervejacereais integraisovoslaticíniosvísceras (fígado, rins), carnespeixes,crustáceos mariscosleguminosasfolhas vegetais verdes escuros. O que evitar? Alimentos que podem causar ou alargar as aftas, como cascas de pãopipocasucos muito ácidospimentas condimentos. Não deixe de consumir alimentos ricos em vitamina C (ainda que ácidos. Sucos de limão e laranja são indicados. Dilua-os bastante), pois ela desempenha papel importante na cicatrização desses tipos de lesão.
Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/3-formas-de-tratar-as-aftas/800/
Share on Google Plus

About Franklin

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário