Texto: Marcela Carlini/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Ingrid Tanii
A cartilagem da sardinha é rica em cálcio
Foto: Shutterstock
|
Todo mundo sabe que comer peixe faz bem à saúde, principalmente a do coração. O que talvez seja novidade para algumas pessoas é que os pescados,dependendo da espécie, beneficiam muitas outras partes do corpo. Confira a maneira correta de cozinhar o peixe, aproveitando todos seus nutrientes:
Frito
Quando o peixe é frito, ele perde a maioria das propriedades nutricionais, porque é levado a altas temperaturas e se utiliza óleo.
Assado
Filés ou postas podem ser assados em forno preaquecido (150°C) e não há necessidade de virá-los durante o cozimento. Para que não ressequem, pincele-os de vez em quando com manteiga ou um molho de seu gosto.
Leia mais sobre os peixes
Cozido
Deve ser cozido rapidamente, só o necessário para coagular as proteínas e realçar o sabor. Ele estará pronto logo que a carne tenha ficado opaca e branca. Para testar o ponto, enfie os dentes de um garfo na parte mais grossa do peixe: a carne deverá partir facilmente.
Grelhado
O melhor é usar postas, filés ou peixes inteiros. Os pedaços finos têm tendência a ressecar rapidamente, enquanto os maiores podem dourar por fora antes de estarem cozidos por dentro.
No vapor
Para esse tipo de cozimento, utilize a panela própria para banho-maria. Coloque água na panela em uma altura de uns 2,5 cm e deixe levantar fervura. Arrume o peixe em um prato untado e coloque-o sobre o suporte de metal ou dentro da panela para banho-maria; tampe e deixe cozinhar até ficar no ponto desejado. Os filés e as postas levam de 10 a 15 minutos e os peixes maiores alguns minutos a mais.
Na panela de pressão
As sardinhas possuem grande quantidade cálcio e, cozidas dessa forma, é possível consumir também as espinhas, cartilagem que concentra muito cálcio.
Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/home/guia/saiba-como-cozinhar-o-peixe-e-nao-perder-seus-nutrientes-e-vitaminas/1817/
0 comentários :
Postar um comentário